terça-feira, 10 de novembro de 2015

Trilha da matemática


Objetivos do jogo: 

   -Incentivar o cálculo mental e o raciocínio lógico;      
   -Trabalhar número antecessor e sucessor; 
   -Resolver cálculos matemáticos a partir das quatro operações; 
   -Resolver situações-problema;
   -Resolver expressões numéricas que envolvam duas ou       mais operações.
   
   
       Regras do jogo:
     
     O jogo “Trilha matemática” pode ser jogado por até quatro crianças. Cada uma ficará com um    pino, feito a partir de botões coloridos. Use os dados para decidir quem vai ser o primeiro jogador, o segundo e assim até o último. Os participantes terão um minuto para responder as perguntas contidas nos cartões (sem olhar, pois o cartão conterá a também a resposta.) O jogador respondendo certo anda uma casa, errando retrocede duas casas. Vencerá aquele que conseguir chegar primeiro na última casinha da trilha matemática.

      Modo de joga:

     O jogo será da seguinte forma: o primeiro jogador lançará o dado; o número que aparecer no dado será a quantidade que o competidor avançará com o seu botão. Se o  botão se posicionar na casa de cor rosa, por exemplo, o jogador terá que escolher um cartão da mesma cor e responder o problema escrito nesse cartão. Respondendo corretamente, ele avançará uma “casa” na trilha; se  errar o problema retrocederá duas “casas”.
     Logo em seguida será a vez do outro jogador repetir esse mesmo processo, até a chegada.



   
    O que você vai precisar para jogar a "Trilha matemática"







Um tabuleiro, com um “caminho” que deve ser percorrido pelos jogadores







Um dado - para saber a ordem dos participantes em cada jogada e para determinar quantas casas os competidores devem andar;




Quatro pinos feitos de botões coloridos, podem ser feito por tampinha de garrafa.



Três tipos de cartões –12 na cor rosa, 12 na cor preta e 12 na cor azul com desafios matemáticos expressões numéricas com mais de duas operações.  


Opcional: 1 bolsa para o tabuleiro com bolso para guardar os componentes do jogo.


Usei para confeccionar o jogo e a bolsa:

E.V.A;
Pistola para cola quente;
Bastão de cola quente,
Papel cartão colorido; 
Botões coloridos, 
Caneta marcador .
Dado.



Mônica Andressa

Um comentário: